Olá meninas ,
Vamos abordar um tema do dia a dia para nós mamães, a HIGIENE BUCAL DA MENINADA, mas que pode ser uma tarefa MEGA DIFÍCIL E ESTRESSANTE pois sabemos bem que crianças entre 1 a 3 anos é mais complicado lidar com esse rotina de maneira correta.
É de grande importância o conhecimento sobre a maneira correta da escovação, mas acredito que muitas de nós passa batido toda a teoria (escovação de 3X ao dia, etc..) pelo fato de ser uma luta diária com os pequenos. Então pesquisando sobre o tema , encontramos algumas estratégias usadas para tornar esse momento mais tranquilo , lúdico e saudável. Mas a dica mais importante É COMEÇAR DESDE CEDO ! CRIAR O HÁBITO É O MELHOR CAMINHO!
São elas:
Escove os dentes do brinquedo
Com meu filho faço o seguinte: dou a ele uma escova para que ele escove os dentes de um coelho de EVA que fica em cima da pia e ele adora. Depois combinamos que eu escovo os dentes dele e ele, os do coelho. Carolina Faustino Ferreira, 33, mãe de João Antônio, 2 anos e 8 meses
Conte uma história sobre a cárie
Sempre conto para Sophia a história dos bichinhos que querem destruir os dentes dela. E que no creme dental e na escova ficam os soldadinhos que irão proteger seus dentes. Ela se diverte! Aracele Cristina de Souza, 30, mãe de Sophia, 4 anos e 6 meses
Ele começa, você termina
Luísa começou a me dar trabalho para escovar os dentes. A solução que encontrei foi deixá-la escovar os dentes primeiro e até brincar um pouco com a escova. Depois eu dizia: “Você começa e a mamãe termina, OK?”. Quando não dá certo, a deixo escovar os dentes no banho, mas, da mesma forma, ela começa e eu termino. Fernanda Piovezani, 37, mãe de Luísa, 3 anos
Quem fizer direito ganha um prêmio
Eu deixava meus filhos escovarem os dentes sozinhos e brincava de fada dos dentes. Dizia que após a escovação a fada tinha que inspecionar a escovação e eles ganhavam um ponto a cada dia quando estava tudo perfeito. No final da semana, aparecia uma moeda embaixo do travesseiro. Andréa Azevedo, 38, mãe de Caio, 10, e Thiago, 6
Deixe ele escovar os seus
Uso o truque de contar até dez e deixar meu filho escovar os meus dentes. Depois eu escovo os dele. Ele se diverte com essa brincadeira! Foi uma dica do odontopediatra.Fernanda Derossi, 28, mãe de Robert, 1 ano e 10 meses
Tudo o que o mestre mandar
Quando vou escovar os meus dentes, dou a escova para a minha filha e vou falando como ela deve fazer. Ela vai me imitando e dá certo! Só ainda não consegue escovar os dentes superiores de trás, mas eu sempre ajudo. Silvia Mara Rodrigues, 32, mãe de Luana Beatriz, 2 anos
A Ortodentista Marisla Aparecida, colaborou neste texto trazendo dicas simples e práticas para tornar esse momento ainda mais fácil e com todo aval de uma profissional com experiência no ramo.
Quando bebês, a higienização deve ser feita com a ponta de uma fralda ou gaze umedecida, após cada mamada ou refeição. Isso é feito para remover os resíduos de leites e alimentos que em contato com as bactérias locais, que causam cáries. Devemos limpar a língua ,gengiva,céu da boca,parte interna das bochechas e dentes se houver.
Quando começar a aparecer o primeiro dentinho, já está na hora de começar a usar a escova de dente. A escova deve ser macia e pequena.
O creme dental usado não pode conter flúor, pois a água que usamos ,já contém a quantidade necessária de flúor que necessitamos. Assim se juntarmos o flúor da água com o flúor do creme dental, já que a criança acaba engolindo sempre um pouco, ela estará exposto a duas fontes. E como consequência teremos a fluorose,ou seja manchas brancas nos dentes.
Apenas crianças acima de 6 anos de idade podem usar creme dental com flúor, pois os mesmos já entenderam que não podem engolir e já conseguem bochechar e cuspir a pasta.
A Quantidade de creme dental deve ser equivalente a um grão de ervilha, isso vale pra qualquer tipo de pasta de dente e para qualquer pessoa independente da idade.
A escovação deve ser feita pelo menos 3 x ao dia, e é fundamental o uso de fio dental,pois o mesmo limpa onde a escova não alcança,que é entre um dente e outro.
DICAS:
- Deixe a criança escovar do jeito dela primeiro, para que possa aprender a manusear a própria boca. Depois faça a escovação adequada.
- Oriente a babá, vovó ou outras pessoas que façam parte da rotina da criança a respeito da importância da frequência da escovação , pelo menos três vezes ao dia .
- Adquira uma escova dental compatível com a idade da criança, independente da marca, pois o tamanho adequado da cabeça facilitará a escovação.
- Lembre-se de limpas a língua com a própria escova.
- Sempre oriente a criança a cuspir a pasta.
Dúvidas , críticas e sugestões nós mande email ou mensagem !
Obrigada a todas e até breve .
Dúvidas , sugestões e críticas nos mande email ou mensagem no blog.
Obrigada.
Bruna Vaz de Mello
Fisioterapeuta
aldorasbabyboutique@gmail.com
Marisla Aparecida Bastos Martins
Ortodentista
lila_bastosmartins@hotmail.com
Fonte: Revista Crescer / www.doutormoises.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário