terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Você sabe o que é colesterol?

Olá queridas mamães e amigos.

Hoje trouxe para vocês um assunto  para o nosso bate papo que tem sido muito falado, O COLESTEROL NA INFÂNCIA.

A cada dia ele se torna mais presente devido ao estilo de vida atual. 

Somos criação da geração coca-cola, dos fast foods, da vida corrida e muitas vezes estamos deixando este estilo para os nossos filhos. A cada dia infelizmente é mais comum crianças com níveis de colesterol altíssimos isso tem se tornando muito frequente.

O colesterol é uma gordura encontrada em alimentos de origem animal e também sintetizada pelo nosso organismo pelo fígado, ou seja, produzimos colesterol.
A nossa produção interna chega em média a 70% sendo que 30% são provenientes da dieta.

Muitas vezes só pensamos no colesterol como um vilão, mas ele é importante para o nosso corpo, sendo componente da pele ,está presente no cérebro, nervos, músculos, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Opa!!! Então ele não é tão ruim assim né!!! Na verdade é importante. 

Por que então se fala tão mal do colesterol???

O seu excesso no organismo é que o torna prejudicial. E o nosso estilo de vida atual a cada dia, proporciona esse aumento. Vamos então citar alguns pontos que podem aumenta-lo.

Existe uma série de fatores que promovem elevação do colesterol. Alguns são modificáveis, pois se relacionam ao estilo de vida do indivíduo (dieta ou exercício, por exemplo). Outros são inerentes e não podem ser modificados (hereditariedade).

Vamos trabalhar com os modificáveis.
1) Consumo exagerado de alimentos de origem animal como carnes, leites, ovos, queijos, manteiga....
2) Consumo exagerado de alimentos industrializados como bolo, sorvetes, biscoitos, chocolates, tortas....
3) Os serviços fast-foods .

Esses são os hábitos que devemos evitar usar pouco na vida dos nossos filhos e lógico das nossas também, pois, somos exemplos a serem seguidos.

Sei que muitas vezes é impossível não consumir nunca esses alimentos, mas é importante não usa-los sempre.

Pensem na alimentação como uma balança para cada consumo dos alimentos acima inclua no mesmo dia ou até mesmo na mesma alimentação o dobro dos alimentos que são bons para o controle do colesterol.

E quais são esses alimentos? São os básicos , os mais naturais

1) Alimentos ricos em fibras como cereais integrais, folhosos, legumes crus, cascas de frutas.
2) Alimentos ricos em vitamina C como as frutas cítricas: laranja, limão, acerola, morango...
3) Preferir os óleos vegetais como o azeite extra virgens para usar nas saladas cruas.  Óleo de girassol, canola, milho. Porém esses alimentos são muitos calóricos e devem ser usados em moderações.

Duas dicas sobre os óleos:

a)Não use o azeite extra virgem para fritar ou cozinhar. Ele é rico em ácidos graxos e esteróis que evaporam com o calor.
b)Quando cozinhar não deixe o óleo mudar de cor pois ocorre a formação da acroleína que é tóxica . 

A meus amigos e fiquem atentos nenhum óleo vegetal ou azeite tem colesterol.Esse é um jogo de marketing das empresas para vender mais produtos.
E continuando a nossa conversa o importante é sempre conhecer os alimentos, e lembrar da balança!!!

Vai comer um biscoito industrializado experimente o integral, vai tomar um sorvete coma com pedaços de frutas naturais, comeu fast food use um suco natural ou na outra refeição faça a mais natural possível. Mas não pode ser todos os dias ....

Misture os alimentos, faça a regra de compensação sempre.
Acesse o link e assista a minha  reportagem sobre SUCOS INDUSTRIALIZADOS E SEUS RÓTULOS http://migre.me/nxxYU

Além da alimentação outro fator importante é atividade física. Ela ajuda muita a baixar e manter o colesterol baixo. Nossas crianças estão cada vez mais acostumadas a ficar sentadas na frente do computador, ou com brinquedos que fazem tudo por eles. 

Precisamos incentivar as atividades físicas sejam em brincadeiras, jogos, danças ... Solte a imaginação e aproveite para fazer parte dessa diversão!!! Crie jogos com seus filhos, torne isso um hábito e ele vai acostumar e sempre gostar de atividade física.
Mais dúvidas sobre esse assunto. È só falar!!! Estou aqui para tentar ajudar da melhor forma.

Um beijo no coração!!! 
Luciana Drumond da Cruz / Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário